TOP 7 melhores cafés em grãos 2024

melhores cafés em grãos

Envie essa receita para um amigo!

O café se tornou umas das bebidas mais populares e consumidas mundialmente. Entre os melhores cafés em grãos temos diferentes informações de notas aromáticas, acidez e classificação de torra. Estes detalhes são cruciais na hora de escolher o grão certo para cada paladar.

  1. Café Dutra Peaberry Moka
  2. Baggio Café Bourbon Espresso
  3. Orfeu Café em Grãos Clássico
  4. Santa Monica Café em Grãos Gourmet
  5. Octavio café em grãos
  6. Café Baronesa Gran Reserva da Família
  7. Rituais – Três Corações

Os 10 melhores cafés em grãos

A lista dos Top 10 foi feita levando em consideração muitos fatores como: avaliações, premiações, classificação, comentários e claro nosso próprio paladar. Afinal, quem resiste a um belo café?!

Confira a seguir os grãos para o melhor cafezinho.

1° – Café Dutra Peaberry Moka

Características:

Classificação: Especial
Torra: Média
Sensorial: Amêndoas, Caramelo e Cacau
Peso: 250g
Marca: Café Dutra

O Moka Peaberry da marca Dutra, possui a classificação de café especial e torra média. Seu sabor é agradável trazendo notas de amêndoas, caramelo, cacau e nozes. Como todo produto orgânico ele tende a ser mais rico em nutrientes saudáveis, como antioxidantes.

Muito bem avaliado, o “Mokinha” orgânico é colhido a mão e produzido em fazendas sustentáveis. Com grãos pequenos que não se dividem ao meio, são mais raros nas árvores de café e por este motivo a seleção é manual.

2 – Baggio Café Bourbon Espresso

Características:

Classificação: Gourmet
Torra: Média
Sensorial: Frutas Secas
Peso: 500g
Marca: Baggio Café

  • Classificação: Gourmet
  • Torra: Média
  • Sensorial: Frutas Secas
  • Peso: 250g ou 500g

O Bourbon Espresso Baggio é um Café torrado artesanalmente e com classificação Gourmet. Muito bem avaliado ele coleciona 13 prêmios pela ABIC nas categorias “Melhores da Qualidade” e “Consistência e Qualidade”.

O café da Baggio é brasileiro e a variedade Bourbon recebe torra média. Considerado de paladar definido e acidez sutil para apreciadores desta variedade. Apresenta notas gustativas marcantes, corpo e doçura muito presente.

3 – Orfeu Café em Grãos Clássico

Características:

Classificação: Clássico Especial
Torra: Média
Sensorial: Frutado, floral e caramelo.
Peso: 250g ou 1kg
Marca: Orfeu

O Orfeu Café em Grãos Clássico recebe torra média e tem uma intensidade 6 em sabor o que pode ser uma boa escolha para quem prefere cafés mais “fortes”.

Quanto as notas sensoriais, temos o sabor frutado, floral e caramelo combinado a uma alta doçura e acidez equilibrada. Resultando em café de aroma complexo, marcante, persistente e agradável ao paladar.

Este café tem comentários muito positivos e a empresa investe em sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

4 – Santa Monica Café em Grãos Gourmet

Características:

Classificação: Gourmet
Torra: Média
Sensorial: Caramelo / achocolatado
Peso: 1kg
Marca: Café Santa Monica

O café Santa Monica é 100% arábica e apresenta baixa acidez e amargor. Seu sabor tem notas achocolatadas bem marcantes e uma doçura acentuada.

Os grãos são selecionados através de um processo de torrefação exclusivo e artesanal. Recebendo torra média, a bebida produzida tem um retrogosto brando.

5 – Octavio café em grãos

Características:

Classificação: Especial
Torra: Média
Sensorial: Amêndoas, Cana de Açúcar e Chocolate
Peso: 250g
Marca: Octavio Café

O Octavio Café café é um blend que combina as variedades “Mundo Novo” e “Bourbon Amarelo”.

Dessa forma seu sabor apresenta notas de castanhas, nozes, chocolate, caramelo, baunilha, cana de açúcar e frutas maduras. Essa combinação de notas aromáticas garantem uma doçura duradoura.

Com longo tempo de atuação no mercado, a marca Octavio conta mais 100 anos de tradição na produção de café em grão.

O cafezinho preparado com ela, apresenta ainda uma textura cremosa e aveludada combinada a uma acidez bem agradável.

6 – Café Baronesa Gran Reserva da Família

Características:

Classificação: Gourmet
Torra: Média
Sensorial: Adocicado
Peso: 250g
Marca: Café Baronesa

O café em grãos Gran Reserva da Família Baronesa é 100% arábica e tem classificação Gourmet. Combinando um Blend de Café Cereja despolpado com Café Natural a bebida tem sabor adocicado e corpo sedoso.

De produção artesanal o café Baronesa Gourmet Premium ganhou 1º lugar no 18º Concurso Nacional ABIC em 2021: “Qualidade do Café Origens do Brasil”.

7 – Rituais – Três Corações

Características:

Classificação: Superior
Torra: Média
Sensorial: Caramelo e Chocolate Meio amargo
Peso: 500g
Marca: 3 corações

De classificação superior o café Rituais da marca três Corações tem corpo intenso e acidez média-baixa. O diferencial deste café em grão é a facilidade de encontrar nas prateleiras dos supermercados.

Segundo a empresa o grão recebe torra média e a bebida tem notas de sabor caramelo e chocolate meio amargo. No entanto. alguns comentários sugerem um sabor mais acentuado como de “torra média-escura”, que pode acentuar o amargor.

Como Escolher o Melhor Café em grão?

O melhor café em grão depende de algumas características essenciais e claro, as preferências do paladar de cada consumidor.

Quanto ao grão as características provavelmente mais consideras são relacionadas a torra, nível de amargor, acidez, nível de doçura e as notas sensoriais.

Torra e Amargor

A torra e o amargor, andam juntas nessa caminhada porque o nível de torra interfere justamente na intensidade do sabor.

Essa relação é fácil de compreender, se você pensar no exemplo do pão torrado: “Quanto mais claro for a torra, mais suave o sabor. Se o pão ficar muito escuro, ele amarga e dizemos que queimou”.

Nos grãos de café, é a mesma coisa. Se o café passar por uma torragem forte de mais, ele literalmente “queima”, se torna forte, amargo e perder as notas sensoriais.

Acidez

Presente nas frutas como o café, a acidez pode ser sutil ou acentuada no paladar. No café, mesmo torrado, não é diferente.

Agora, você deve estar se perguntando: Qual a melhor acidez para o tradicional cafézinho? Essa é uma resposta que depende mesmo é do gosto de quem vai tomar a bebida.

A maioria pode preferir inicialmente um café de acidez média como o Barrone – Gran Reserva. Por outro lado, quem prefere suavidade, pode se deliciar com o Bourbon Espresso da Baggio, porque ele tem uma baixa acidez. Já para quem prefere bebidas intensas, o Orfeu em Grãos Clássico pode ser uma ótima opção.

Notas Sensoriais

As notas sensoriais são incríveis! Elas são percepções de sabor, textura, aparência e aroma feita por nossos sentidos ao experimentarmos alimentos ou bebidas.

Estas notas podem ser muito evidentes ou nem tanto assim, afinal tudo depende do paladar de cada individuo.

No café, o sabor costuma lembrar referências como de frutas, chocolate, castanhas e até melado de cana. O Octavio Café pode ser uma boa alternativa com notas sensoriais bem definidas.

Conclusão

Os melhores cafés em grãos se destacam pelo sabor, qualidade e custo benefício.

Liderando o primeiro lugar temos o especial Moka da Dutra, bastante apreciado por suas notas aromáticas e por ser orgânico. Em segundo Lugar temos o Bourbon da Baggio colecionando inclusive várias premiações pela ABIC. Ambos seguidos de perto pelo Orfeu Clássico, com destaque pelo seu sabor acentuado e marcante.

Além dos que citei acima, nesta lista temos outras excelentes opções, cada qual com diferentes características. Lembre-se de conhecer cada uma e principalmente, o melhor café é aquele que mais agrada seu paladar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *